A China é conhecida por oferecer cópias de produtos e serviços por um preço mais baixo e qualidade geralmente questionável. No mundo dos games isso não é diferente, e abaixo divulgamos uma lista com dez jogos chineses que copiaram outros jogos ou se utilizaram de personagens da cultura pop.
300 Heroes
Plágio descarado do famoso League of Legends, o jogo copia toda a mecânica e jogabilidade do título de sucesso. Entretanto, a versão “xing-ling” traz alguns atrativos interessantes, principalmente a possibilidade de escolher entre 70 personagens, incluindo figurinhas marcadas como Naruto, Shrek, Wall-E e até o lendário Ultraman.
Xuan Dou Zhi Wang
Com uma receita pra lá de Mugem, esse jogo chines incorpora diversos personagens de outros jogos, como lutadores do The King of Fighters, One Piece, o encanador mais famoso do mundo e até personagens do League of Legends. Todos disputando lutas em um cenário 2D, seguindo fielmente as diretrizes de clássicos como King of Fighters e Street Fighter.
The Legend of Sheng Dao
Seguindo a linha, The Legend of Sheng Dao utiliza lutadores famosos e personagens da cultura pop no elenco de suas batalhas, como Kratos, da saga God of War, e o Homem de Ferro, herói da Marvel. Além deles, é possível encontrar Altair, da saga Assassin’s Creed, aqui incrivelmente apelidado de "Assassin".
Saint Seya Online
Com um ar oficial, Saint Seya Online é produzido pela SEGA e se apresenta como um MMORPG com a possibilidade de se jogar com um dos cavaleiros do zodíaco. Com gráficos interessantes e uma jogabilidade baseada no sucesso Perfect World, essa cópia tem muitos méritos.
3D Cartoon Land: Safari
E é claro que como um dos personagens de games mais famoso do mundo, Mario não poderia ficar de fora. Essa cópia chinesa de Super Mario Land, do portátil 3DS, habitou durante um tempo a Apple Store, sendo removido após denúncias de plágio.
Duludubi Star
De novo inspirando-se no Mário, desta vez o chinês Duludubi Star, para computador, copia o clássico Super Mario Galaxy. O cenário continua o mesmo, só que em vez de estrelar o famoso encanador, o personagem principal escolhido foi um dinossauro verde. Obviamente, é possível viajar por planetas e derrotar inimigos, incluindo um “Dr. Octopus”, mostrando que sobrou até pra Marvel.
Final Combat
Final Combat é um jogo de tiro totalmente baseado no Team Fortress 2. Assim como no TF2, é possível jogar com nove classes, incluindo o famoso Soldier, o soldado com capacete e um lança foguetes. Além das classes serem basicamente iguais, as dublagens, efeitos sonoros, fontes e até os vídeos introdutórios dos personagens são praticamente os mesmos. Só a qualidade que deixa muito a desejar…
Magic Campus
Essa mistura muito louca aterrizou em terras brasileiras recentemente, e traz com ele influências diversas de todo lado. Originalmente produzido na china, é possível capturar monstros, voar em vassouras voadoras e capturar esferas do dragão, por aqui apelidadas de pérolas do dragão.
Baby Vs Toys
Baby vs Toys é um tower defense praticamente igual ao clássico Plants vs Zombies, só que em vez de zumbis e plantas, aqui temos bebês e brinquedos. De resto, a jogabilidade e mecânica permanece praticamente inalteradas. A versão chinesa chegou a ser comercializada por aqui, com tradução total para o português. Entretanto, hoje em dia o jogo foi descontinuado.
QQ Sky City and Warriors
Nem o universo dos jogos indie escapa de cópias. Aclamado pela comunidade de jogos independentes, Cloudstone foi copiado descaradamente por uma empresa chinesa e recebeu o título de QQ Sky City and Warriors, mantendo a jogabilidade, mapas, personagens e inimigos praticamente intactos.