10 de dez de 2013

Twitter perde acessos no Brasil; microblog está atrás de Orkut e Badoo

Se em números globais o Twitter está sempre entre as redes sociais mais acessadas do planeta, normalmente atrás de Facebook e YouTube, no Brasil a situação  é bem diferente. Atualmente, segundo pesquisa do Experian Marketing Service, até o Orkut, que já “saiu de moda” há anos no país, tem mais visitas que o microblog.
Twitter (Foto: Reprodução/Contest is king)
Os dados são de uma pesquisa feita em outubro de 2013 e divulgada na última semana de novembro para o país. 
O levantamento monitorou quais são as redes sociais mais populares entre os usuários brasileiros. Sem surpresas, quem fica com a primeira colocação, assim como em boa parte do mundo, é o Facebook, com o impressionante número de 73,5% das visitas em sites do tipo no país.
Em comparação com outubro do ano passado, houve alta de 12,84 pontos percentuais nos acessos do Facebook; primeiro colocado do ranking desde janeiro de 2012.
Em segundo lugar, bem atrás, com 16,34%, está o popular site de vídeos YouTube. E, depois dele, começam as surpresas. O Badoo, de relacionamentos, é o terceiro, com 1,20%. E o Google+, que muitos julgam sem tanta relevância, o quarto, com 1,15%. O Orkut, que já foi dominante no país, é somente o quinto, com 0,97%.
Dados mostram que Twitter está em baixa no Brasil (Foto: Reprodução/eMarketer)


O Twitter, com apenas 0,90%, ainda está atrás do Yahoo! Answers Brasil, que possui 0,94%. Completam a lista ainda o Ask.FM, o Bate-Papo UOL e o LinkedIn, nessa ordem.
Outro dado interessante apontado pelo estudo é que o Brasil tem 79 milhões de pessoas cadastradas em redes sociais (78,3% dos internautas brasileiros), e, com isso, sozinho, pode ser responsável por um terço dos dados de navegação em páginas do tipo em toda a América Latina.