27 de jan de 2014

Apple bate recorde de venda de iPhones e iPads no trimestre



Apple ainda não parou de crescer, e o iPhone ainda é um sucesso, como comprovam os relatórios anunciados pela empresa nesta segunda-feira, 27. Na apresentação trimestral para acionistas e investidores, foi revelado que o último quarto de 2013 reservou um recorde de vendas do smartphones e na geração de receitas como um todo.

A empresa conseguiu fechar o período com a venda de 51 milhões de iPhones, gerando US$ 32,5 bilhões. No total, a Apple conseguiu arrecadar US$ 57,6 bilhões no trimestre. 

O iPad foi outra categoria de produtos que teve sucesso no período encerrado em 28 de dezembro. Foram vendidos 26 milhões de tablets no trimestre, o que também configura outro recorde da empresa.

Além dos dispositivos móveis, o Mac também foi bem, mas não chegou a ter desempenho recorde, com 4,8 milhões de computadores vendidos, entre laptops e desktops. Não se pode dizer o mesmo do iPod, cujas vendas declinaram em cerca de 52% em relação ao ano anterior.

Contudo, apesar de bater recordes, o valor não foi suficiente para satisfazer os analistas de Wall Street, que previam um mínimo de 54,7 milhões de smartphones vendidos no trimestre. Como resultado, as ações da Apple estão caindo em cerca de 8% no after-hours.

Outro fator negativo para a Apple é que a "casa" da empresa, que é o território das Américas, não foi bem, em comparação com o mesmo período de 2012. Houve uma queda de 1% nas receitas na região. Contudo, isso foi amenizado por uma alta relevante na China, Japão e Europa.