20 de fev. de 2014

Agora é definitivo: o Google Currents foi descontinuado

Quando o Google Play Newsstand foi lançado (Play Banca no Brasil), o Google prometeu não tardar muito para “matar” o Currents (Atualidades, em português) e assim o fez: desde esta quarta-feira, já não é mais possível encontrar o aplicativo na loja oficial do Android.
Para quem não faz ideia do que se trata, o Google Currents é (ou era) um app para Android e iOS lançado no final de 2011 que permite a leitura de notícias e posts na Web em formato de revista, tornando o consumo deste conteúdo mais agradável em dispositivos móveis.
Google Newsstand
Tudo ia bem para o Currents até novembro do ano passado, quando o Google Play Banca deu as caras. Apesar de ter uma interface diferente, o aplicativo reúne as funções do Currents com as do Google Play Revistas.
Com isso, o Currents perdeu importância na estratégia do Google: o Play Banca é capaz de oferecer tanto conteúdo para consumo rápido, como notícias de jornais, quanto matérias mais elaboradas de grandes revistas.
Como o Google Currents transmite uma imagem mais “descolada”, por assim dizer, a ferramenta até poderia ter sido mantida, mas a priorização do Play Banca tem uma boa razão: o app é preparado para oferecer tanto conteúdo gratuito quanto pago (modelo paywall), levantando uma bandeira de paz para as editoras que reclamam da falta de receita de ferramentas como esta.
A página do Currents no Google Play ainda existe e instala um aplicativo com este nome, mas quando executado, o app apenas instrui o usuário a baixar o Google Play Banca. A versão para iOS – plataforma que não conta com o Play Banca - ainda aparece na App Store, mas não é atualizada desde junho de 2013.
Currents com link para o Play Banca


Com informações: The Inquirer

Nenhum comentário:

Postar um comentário