3 de mar de 2014

Kickstarter atinge a marca de 1 bilhão de dólares investidos

O site de crowdfunding mais famoso do mundo atingiu hoje uma marca histórica: seu primeiro bilhão de dólares – não em lucros, mas em investimento de visitantes no site, mais precisamente de 5,7 milhões de pessoas.
Para comemorar o feito, o Kickstarter lançou um infográfico que traz alguns dados curiosos sobre ele.
kicck
O mais impressionante deles mostra o crescimento do site no último ano. O Kickstarter está no ar desde 2009, mas mais da metade do primeiro bilhão de dólares vindo de backers – ou seja, mais de meio milhão – foi obtido nos últimos 12 meses.
Um desses dias foi o mais bem-sucedido de todos: 13 de março de 2013, quando mais de 4 milhões de dólares foram investidos em 1.985 projetos por 54.1876 pessoas. Na data de seu lançamento, 28 de abril de 2009, foram investidos 1.804 dólares para 7 projetos por 40 pessoas, uma marca bem impressionante para a inauguração do site.
Apesar de um bilhão de dólares terem sido investidos em projetos no site, boa parte desse dinheiro foi destinada a projetos que morreram na praia. Portanto, “apenas” 859 milhões  foram realmente entregues.
GameSpot tem mais dados: o site diz que a categoria que mais recebeu dinheiro foi a de Jogos, com 215 milhões de dólares investidos (desses, 189 milhões foram recebidos por seus criadores; o resto é de campanhas que não foram bem sucedidas). Ela também é a quarta categoria mais difícil de emplacar: 35% dos projetos são financiados. Atrás, vêm Tecnologia, com 34,79%, Editorial, com 32,29% e Moda, com 29,3%.
O infográfico traz ainda números por país (no Brasil, há mais de 21 mil backers), alguns investidores de destaque e outros dados, inclusive o que dá para comprar com 1 bilhão de dólares. Para dar uma olhada, clique aqui.