14 de jan de 2014

Saiba como gravar vídeos reproduzidos na tela do Android

Os usuários de Android que desejam gravar vídeos do conteúdo reproduzido no display de seus celulares não estarão mais desamparados. O TechTudo preparou este tutorial que visa mostrar o passo a passo dessa ação. Para realizar o feito, entretanto, é necessário que o smartphone ou tablet esteja “rooteado”. Após esse procedimento, o usuário deve baixar apps que gravem o conteúdo utilizando recursos do Android, disponíveis desde a versão 4.0 do sistema. Neste tutorial, utilizaremos o aplicativo SCR Screen Recorder, que é gratuito para testes. 
Passo 1. Baixe o aplicativo SCR Screen Recorder.
O SCR Screen Recorder é gratuito e você pode baixá-lo pelo TechTudo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Passo 2. Ao instalar e iniciar o aplicativo, ele vai solicitar acesso root. Permita o acesso confirmando a solicitação. Caso você negue acesso, o app será finalizado imediatamente.
Conceda o acesso ao root para que o app possa operar normalmente (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Passo 3. Devidamente iniciado, o aplicativo será exibido apenas um pequeno conjunto de botões no centro da tela e um ícone, semelhante ao de câmeras de vídeo, mostrando que o app está em andamento.
A tela padrão do SCR Screen Recorder exibe pequenos controles (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Passo 4. Para iniciar uma gravação na configuração padrão, basta tocar em “Começa” que ela será iniciada e o ícone no alto da tela piscará.
Passo 5. Para finalizar a gravação, basta acessar a barra de notificações e tocar no ícone do aplicativo. A gravação será finalizada.
Para finalizar uma gravação é preciso acessar a barra de notificações (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Passo 6. As gravações ficarão disponíveis na galeria padrão do smartphone ou tablet. Você pode acessá-las pelo aplicativo Galeria ou acessando o diretório “/storage/sdcard/ScreenRecorder” que ficará posicionado no diretório raiz do seu dispositivo.
Gravações ficam disponíveis também na Galeria padrão (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
É possível mudar o local da gravação facilmente. Para isso, acesso o menu, localizado a direita do nome “Começa”. Role a tela até chegar na opção “Diretório de saída”. Nesta opção, você pode escolher o local onde ficará armazenado vídeo, podendo optar em salvá-los diretamente em um cartão microSD externo.
Há ainda várias outras opções de configuração acessíveis por meio do Menu de configurações. O usuário pode modificar a qualidade da gravação, diminuindo a resolução do vídeo e taxa de bitrate. Isso ajuda também na hora da gravação, evitando que o aparelho fique lento.
Configurações ajudam a deixa a gravação mais suave (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Alertas para tornar a captura do vídeo ainda melhor:
Quanto menor a resolução e taxa de bitrate, mais suave será o processo de gravação, consumindo menos recursos do processador do seu smartphone. É importante destacar, entretanto, que isso reduziria a qualidade de seu vídeo. 
Caso não queira utilizar o áudio externo, opção padrão do SCR Screen Recorder, pode escolher a alternativa Mute e usar um esquema secundário para a captura do som. Para isso, você terá que utilizar, por exemplo, um computador com um cabo de áudio de 3.5 mm. Neste caso, ligue o cabo na entrada do microfone do seu computador e plugue a outra ponta do cabo na entrada de fone de ouvido do seu smartphone ou tablet.
O áudio captado pelo computador será o mesmo reproduzido pelo smartphone, eliminando ruídos externos. O procedimento, entretanto, não é tão simples quanto parece e serão necessários conhecimentos em edição de vídeo para unir o áudio captado no computador com o vídeo gravado no smartphone ou tablet.