23 de jan de 2014

Steam Machines: gerente da Alienware diz que customização das máquinas será difícil

Alienware saiu na frente para a produção de suas próprias Steam Machines. Os novos "consoles" daSteam foram um dos lançamentos mais esperados na recente CES 2014.Só que uma declaração do seu gerente geral da Alienware, Frank Azor, causou certo furor quando mencionou as possíveis dificuldades para atualizar o equipamento.
Alienware Steam Machine
As principais vantagens dos computadores em relação aos consoles é a possibilidade de customizar e atualizar o PC com relativa facilidade. Entretanto, em uma recente entrevista para um site americano, o gerente geral da Alienware, Frank Azor, revelou inicialmente não ser o objetivo da empresa permitir customizar ou atualizar os componentes de seu equipamento. “Nós vamos atualizar nossas Steam Machines todos os anos, porém não existirão opções de customização".
Dada a polêmica causada por essa declaração, Azor em seguida esclareceu que será sim possível fazer algumas pequenas modificações, mas nada que seja muito significativo. “Talvez seja possível trocar a CPU por uma mais rápida, ou acrescentar mais memória”. Mas, para trocar a placa gráfica, por exemplo, ele recomenda que se adquira algum PC da marca.
Para justificar essa postura Frank Azor ressalta que o objetivo é manter o equipamento sempre atualizado com relação a crescente demanda computacional dos jogos. “Os equipamentos vão estar sempre evoluindo para atender a crescentes demanda de recursos necessária para os novos jogos”, disse.
SteamOS trará novas funcionalidades para os usuários (Foto: Divulgação)

Com as críticas geradas por essas declarações, em nova entrevista a outro site americano Azor completou dizendo que a Alienware não pretende impedir as modificações, mas que por causa do design compacto das Steam Machines a atualização de componentes internos não será tão simples assim quando comparado com PCs padrão.
“Nós temos múltiplas opções para nossos clientes que irão atender a cada demanda específica. Se o usuário quiser mais liberdade com relação a atualização, temos o X51. Se quiser algo mais compacto e parecido com um console padrão, nós temos as Alienware Steam Machines", completa Azor.