6 de fev de 2014

Google põe YouTube no topo e facilita busca por vídeos de músicas

Google está dando mais destaque aos vídeos de músicas do YouTube nos primeiros resultados da página de busca. Ao pesquisar pelo nome de uma música, o site retorna com uma versão ampliada da imagem do vídeo. Além disso, há informações sobre a faixa como autor, álbum e data de lançamento.
A gigante das buscas ainda não anunciou a alteração oficialmente. Na maior parte das pesquisas, o resultado recomenda vídeos dos canais oficiais e de redes como a Vevo. No entanto, parece não haver um critério com limites. Posts de canais "não oficiais" do YouTube também podem ser vistos bem no topo, mais comum para vídeos de artistas que já morreram ou de músicas muito antigas. 
Em resposta ao TechTudo, o Google disse que "grande parte das pesquisas relacionadas às artes e entretenimento buscam na realidade ouvir uma música ou assistir a um videoclipe". "Por isso, para pesquisas de músicas, passamos a exibir um Painel de Conhecimento de Músicas, que inclui fatos e link para o vídeo da música", explica o buscador brasileiro, em nota oficial.
Busca por 'drunk in love' mostra em destaque vídeo da cantora Beyoncé Knowles (Foto: Reprodução/YouTube)

Apesar de destacar uma imagem do vídeo, clicar no botão “play” não faz a mídia reproduzir automaticamente. Após o clique, o internauta é direcionado para a página do vídeo no YouTube.  
Ainda de acordo com o Google, o recurso já estava disponível desde setembro de 2013, quando os usuários procuravam por um artista e, em seguida, clicavam na música, era exibida uma pré-visualização do vídeo, se ele estava disponível. A diferença é que, agora, ficou mais fácil encontrar.
Caso o usuário não saiba o nome da música, pesquisas com os termos "música + nome da banda" resultam numa página com nomes das canções mais populares. Ao clicar no nome de uma delas, o mesmo destaque de vídeo no topo dos resultados é exibido, como mostra o exemplo do Daft Punk.
Busca por 'músicas do Daft Punk' retorna com o nome das faixas  (Foto: Reprodução/YouTube)

As faixas de artistas brasileiros também são mostradas, bastando buscar também pelo nome delas. Não é necessário, por exemplo, incluir o nome do artista. Uma simples busca por "dançando", mostra o novo hit de Ivete Sangalo. Também, não é necessário usar aspas para que a pesquisa seja bem objetiva.
Busca por 'dançando' mostra como resultado hit de Ivete Sangalo (Foto: Reprodução/YouTube)



Ao testar pesquisas por gravações de artistas como Michael Jackson, Akon e David Guetta, o buscador retornou com vídeos oficiais. Já uma faixa dos Rolling Stones, na busca no Brasil (google.com.br) mostrou uma mídia feita por um fã, com a letra da música em português, publicada no YouTube.
Busca por 'sympathy for the devil' mostra como resultado vídeo de fã no YouTube (Foto: Reprodução/YouTube)






O Google disse ainda que o recurso é alimentado por vídeos de várias fontes e não apenas do YouTube.