19 de fev. de 2014

Microsoft libera novo OneDrive para usuários e substitui o antigo SkyDrive

Microsoft anunciou nessa quarta-feira (19) o lançamento mundial do novo serviço OneDrive. Segundo a empresa, o “One” reflete os planos da Microsoft para ajudar os usuários a armazenar e acessar facilmente arquivos e dados, usando vários dispositivos. O “novo” serviço é na verdade uma reformulação da velha e já conhecida nuvem do SkyDrive, que a empresa foi obrigada a mudar o nome, depois de perder uma batalha judicial contra a empresa British Sky Broadcasting Group.
OneDrive: Substituto do SkyDrive já está disponível (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
A Microsoft informa que em comemoração ao lançamento do OneDrive, ela irá dar um espaço de armazenamento adicional de 100 GB gratuito por um ano, para os primeiros 100 mil clientes que acessarem suas contas OneDrive após o lançamento. A empresa enviará um aviso aos contemplados. Os antigos usuários do SkyDrive não perdem nenhum dos seus arquivos, todos migraram.
O lançamento não se resume apenas a mudança do nome do serviço e toda a consequente reformulação da interface, aplicativos e outras referências ao antigo nome. O OneDrive traz novas funcionalidades como uma verdadeira edição colaborativa de documentos em tempo real, a tecnologia de transcodificação de vídeo e o suporte ao upload automático de fotos da câmera no Android.
A edição colaborativa de documentos em tempo real é uma funcionalidade semelhante ao que existe atualmente no Google Drive, onde os usuários podem editar um mesmo documentos de forma colaborativa usando aplicativos web do OneDrive. Antes, já era possível fazer edição colaborativa em documentos mas, era preciso atualizar a página para ver as mudanças feitas pelos outros usuários.
O recurso de transcodificação de vídeo é uma nova tecnologia desenvolvida pela Microsoft e foi projetada para tornar o compartilhamento de vídeos no OneDrive tão fácil quanto o de fotos. O grande problema de compartilhar vídeos é que os arquivos podem ser enormes e, com isso, eles demoram muito disponíveis para visualização. A nova tecnologia detecta a velocidade da conexão de Internet que está sendo usada e adapta o vídeo, tornando possível transmitir vídeos até mesmo em redes 3G.
O envio automático de fotos da câmera é uma funcionalidade que já existe no aplicativo do serviço para iOSWindows Phone e Windows 8.1, e agora também está disponível no Android. O recurso permite que os usuários definam qualquer dispositivo com a aplicação OneDrive instalado, para fazer backup automático de arquivos de fotos para o serviço de nuvem, logo após elas serem capturadas.
Além dessas funcionalidades,  agora existem novas maneiras para ganhar mais espaço de armazenamento além dos 7 GB já oferecidos gratuitamente. Para isso, clientes que se indicarem o serviço poderão ganhar até 5 GB de espaço, que seriam acrescidos em incrementos de 500 MB, para cada amigo que aceitar um convite para o OneDrive. E para atender a demanda do envio automático de fotos da câmera, o serviço também irá disponibilizar mais 3 GB, para ser usado apenas nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário