16 de fev de 2014

Windows Phone ultrapassa iPhone e conquista segunda colocação no Brasil, diz IDC

O Windows Phone conquistou o segundo colocado entre os sistemas operacionais móveis mais populares do Brasil, neste último trimestre de 2013. Segundo um relatório da International Data Corporation (IDC), o número de vendas de smartphones com a plataforma da Microsoft superou o de iPhones (iOS) entre outubro e dezembro. A notícia pode ser um banho de água fria para a Apple na semana da inauguração de sua primeira loja no Brasil.


Nokia Lumia 520 é um dos grandes carros-chefes do crescimento do Windows Phone (Foto:Divulgação/Nokia)
De acordo com o relatório da IDC, o número de aparelhos com Windows Phone vendido no Brasil cresceu 1,6%, alcançando uma participação de mercado total de 6% no país, contra 4,7% do iOS. Em comparação ao mesmo período do ano interior, o Windows Phone dobrou de tamanho no país, saindo de 3% para os atuais 6%. Já o iPhone, que tinha 6,9% de participação, apresentou uma queda de 2,2%.
O crescimento do Windows Phone no Brasil segue uma tendência em outros países da América Latina, como Peru e México, onde a plataforma ultrapassou o iOS desde agosto. No entanto, o Android segue imbatível por aqui, com presença em quase 90% nos smartphones brasileiros.
Dentre as razões que podem ter ajudado no crescimento do Windows Phone no Brasil, pode-se dizer que a oferta de modelos com preços mais acessíveis contou muito. Enquanto o iPhone 4, modelo mais barato disponível no Brasil, pode ser encontrado por R$ 989; o Lumia 520, aparelho básico da Nokia, tem preço inicial de R$ 384.
Outro fator que pesa nessa conta é a quantidade de modelos disponíveis no Brasil. Oficialmente, a Apple trabalha somente com quatro versões de iPhones no país: 5S, 5C, 4S e 4. Já a Nokia oferece oito aparelhos com Windows Phone 8, que vão desde o 520 até o top 1020, e deve lançar ainda os foblets 1520 e 1320 na próxima segunda-feira (17). Isso, claro, sem contar com o Ativ S, da Samsung.
Ao contrário do Brasil, porém, o Windows Phone ainda está longe de roubar a segunda colocação do iOS mundialmente. O sistema operacional da Microsoft tem apenas 3% de participação do mercado, contra 17,6% do iOS e 78,1% do Android, segundo a IDC. Apesar disso, o sistema da Microsoft foi o que apresentou o maior crescimento no ano: 90,9%, em comparação a 2012.