3 de mar. de 2014

Imagens revelam funcionamento da Cortana, assistente do Windows Phone


Há algum tempo já é certo o fato de que o Windows Phone 8.1, a próxima grande atualização do sistema móvel, terá uma própria assistente pessoal ao estilo Siri, do iOS. Seu nome será Cortana, como referência à inteligência artificial que auxilia o protagonista da franquia Halo. Com a data de lançamento se aproximando, surgiram as primeiras imagens detalhando seu funcionamento.


As imagens foram divulgadas pelo jornalista Tom Warren, do site The Verge, que possui um excelente histórico com informações internas da Microsoft. Elas mostram que, para a decepção de alguns, não haverá animação 3D para representar a personagem. Ela será apenas um ícone em formato de círculo, que será animado conforme a assistente fala ou pensa. Ela deve substituir a ferramenta nativa de busca do WP que existe atualmente.



Semelhante ao Siri, a Cortana deve ter uma personalidade própria. Também como o software da Apple, ela permitirá que o usuário escolha como prefere ser chamado. Assim, se ele preferir ser tratado como "Master Chief", nome do protagonista da franquia Halo, ele poderá. 


Reprodução


A Cortana deverá usar dados de serviços como o Bing e o Foursquare para utilização de computação contextual aos usuários. A informação é que o formato deve ser semelhante ao Google Now neste sentido.



Em relação à privacidade, a Microsoft deve incluir um recurso chamado "Notebook", que permitiria aos usuários decidir quais dados serão compartilhados com a inteligência artificial. Caso haja a permissão, a Cortana poderia acessar localização, comportamento, informações pessoais, lembretes e contatos. O The Verge cita que o recurso aprenderá sobre o usuário para responder a determinadas buscas, além de oferecer sugestões, alertas e lembretes.



A Cortana seria capaz de ler mensagens que contenham frases como "vamos nos encontrar às 20h" e perguntar se o usuário gostaria de ser lembrado do compromisso, além de vasculhar e-mails atrás de informações sobre voos, por exemplo. Ela pode mostrar informações sobre tempo, ações, direções, compromissos e música. Ela também teria um recurso de "não-perturbe", para calar as notificações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário