3 de dez. de 2013

Windows Phone 8 ou BlackBerry 10: qual é o melhor sistema móvel?

Os sistemas operacionais Windows Phone 8 e BlackBerry 10 são os combatentes da vez. Decidir qual é a melhor plataforma para seu gadget não é uma tarefa fácil. Quem anda dando as cartas no mercado é o Android e seu concorrente da Apple, o iOS, vem logo atrás. O TechTudo responde neste comparativo as vantagens e diferenças entre os sistemas da Microsoft e da BlackBerry.


Primeiro, é necessário entender tudo que está em jogo para empresas que comandam os sistemas. A BlackBerry já foi top de linha deste mercado em um passado não tão distante mas demorou para se modernizar e perdeu espaço. A Microsoft é dominante nos computadores mas não teve um começo muito animador no ramo dos smartphones com o Windows Mobile, atual Windows Phone.

Aparelhos

O sistema da BlackBerry roda em celulares de uma única empresa enquanto o Windows Phone 8, da Microsoft, pode ser utilizado em diversas fabricantes, principalmente Nokia. Ou seja, a variedade de aparelhos com o sistema da Microsoft é bem maior do que da BlackBerry e isso é um ponto a favor: o usuário pode escolher entre diversos smartphones e suas diferentes especificações, desde os tops de linha e os modelos intermediários até os mais “baratinhos”.


Nokia tem tops com WP8 como o Lumia 1020 (Foto: Allan Melo/ TechTudo)

Aplicativos

Um defeito que os dois sistemas apresentam é o baixo número de apps disponíveis para os usuários. A pesquisa feita pela firma Canalys, indica que as plataformas somadas têm apenas 34% dos aplicativos dentre os 50 mais baixados, gratuitos e pagos, na App Store e no Google Play (dados referentes aos Estados Unidos).

Desempenho
Os dois estão quase no mesmo nível de desempenho. A plataforma da BlackBerry está em sua versão BB OS 10.2, que roda inclusive no top de linha da empresa, o Z30. O dispositivo tem processador quad-core de 1,7 GHz e gravação de vídeos em Full HD.

Já o sistema Windows Phone 8 lançou seu update 3 em outubro, enquanto não atualiza para o 8.1. Dentre os destaques então o primeiro foblet apresentado com o sistema da Microsoft, o modelo Lumia 1520, equipado com um processador quad-core de 2,2 GHz e  2 GB de memória RAM e poderosa bateria de 3.400 mAh. O smartphone Lumia 1020 ganha consumidores com sua super-câmera de 41 megapixels, de zoom reinventado e lentes Carl Zeiss.
Na prática, ambos sistemas têm um funcionamento sólido e oferecem boas experiências sem maiores problemas. No embate, os dois têm dispositivos com processador quad-core e atributos como NFC, Mapas, multitarefas, Wi-Fi e Bluetooth.

O interessante é que no recurso de câmera no BB10, há a função Time Shift, onde o usuário “volta no tempo” para escolher a melhor foto. No WP8, é possível incorporar downloads à câmera.

Interface

BlackBerry 10 tem um visual funcional e mais tradicional, que lembra até um pouco o Android . No entanto, o Windows Phone 8 é a plataforma móvel que mais atrai por seu design diferente: é possível fazer várias combinações de formas e cores.

Os Live Tiles, que começaram no Windows Phone 7.5, estão bem melhores no WP8 com várias opções de customização e uma série de possibilidades de atalhos na tela principal do aparelho. É difícil se acostumar com as mudanças de padrões mas depois de um tempo é bem interessante. Já no BB10, a interface não é ruim mas é básica, mais simples.
Sistema BlackBerry 10 tem interface mais simples (Foto: Divulgação/BlackBerry)
Conclusão

Tanto BlackBerry 10 quanto Windows Phone 8 têm muitas qualidades e alguns defeitos e ainda estão um passo atrás do Android e do iOS. A Microsoft dá a impressão de estar mais perto de alcançar este nível do que a BlackBerry, com sua boa variedade de aparelhos, o visual atrativo e maior integração entre smartphones, tablets e computadores. A empresa aproveita da popular marca Windows e faz jus a ela no mobile, ao contrário do que acontecia até alguns anos atrás, na época em que a BlackBerry, que se chamava RIM e era uma das mais relevante no mercado. Por enquanto, o Windows Phone 8 parece a melhor alternativa se comparado ao BlackBerry 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário