12 de jan. de 2014

CES 2014: smartphones e tablets lançados na maior feira tech do mundo

Os smartphones e tablets estão entre os produtos tecnológicos mais consumidos do momento e, naturalmente, não poderiam ficar de fora da lista de destaques na CES 2014, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas (EUA). Ao longo desta semana, grandes empresas como SamsungSony,Panasonic e LG trouxeram suas novidades no ramo de dispositivos móveis. Confira:
Versão compacta de celular da Sony fez sucesso na CES (Foto: Isadora Diaz TechTudo)
Os Xperia Z1S e Xperia Compact, lançamentos da Sony, ganharam um destaque interessante entre os demais smartphones da feira. O primeiro é um upgrade do Z1, enquanto o segundo é uma versão “mini” dele. O Z1S tem somente a memória interna maior do que a do antecessor, com 32 GB. O resto é igual: tela de 5 polegadas, um processador quad-core de 2,2 GHz, bateria de 3.000 mAh e câmera de 20,7 megapixels.
Já o Xperia Compact tem tela de 4,3 polegadas e apenas 127 x 64,9 x 9,5 mm. Possui o poderoso Snapdragon 800 e 2 GB de RAM, além de câmera com 20,7 megapixels. Uma configuração bem acima da média para os produtos “mini”, que costumam ser menores não só em tamanho como em hardware do que os modelos originais.
G Flex é flexível (Foto: Fabricio Vitorino TechTudo)
As telas curvadas, grande moda do momento, também deram as caras nos celulares, e foram representadas pelo LG G Flex, da LG. Com o display não somente curvilíneo como flexível, ele pode ser “entortado” sem receber danos. O visual é semelhante ao do G2, e ele tem tela de 6 polegadas HD e processador quad-core de 2,6 GHz.
Meizu MX3, chinês que não deve chegar ao Brasil, foi outro destaque da feira com as suas características: tela de 5,1 polegadas HD, processador quad-core, 2 GB de RAM e memória de 16 GB, 32 GB, 64 GB ou 128 GB. O visual arrojado e com várias opções de cores também causou boa impressão.
Foblets também marcam presença
Além dos smartphones, dois foblets causaram uma grande expectativa nesta CES 2014. O Ascend Mate 2, da Huawei, foi um deles. Concorrente do Note 3 e Optimus G Pro, chega com tela de 6,1 polegadas de alta definição ocupando 79% da parte frontal, processador quad-core, 2 GB de RAM e uma incrível bateria de 4.050 mAh.
Foblet da Huwaei impressiona, mas não deve chegar ao Brasil (Foto: Isadora Diaz TechTudo)
Além disso, tem câmera frontal de 5 megapixels e traseira de 13 megapixels. Porém, seu preço e a data de lançamento não foram revelados. É improvável que ele chegue às lojas do Brasil. Com outro foblet anunciado no evento, no entanto, isso não parece acontecer: o Lenovo Vibe Z deve chegar ao país até o fim do ano
O Lenovo Vibe Z é um dos principais lançamentos da empresa nesta edição da CES. Ele tem tela de 5,5 polegadas (1920 x 1080 pixels), com 400ppi, espessura de 7,9 mm e peso de 147 g. Isso não impede, entretanto, que o modelo seja poderoso: processador quad-core de 2,2 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de memória, câmeras de 13 megapixels e 5 megapixels, Android 4.3 e 4G.
Samsung renova sua linha de tablets
Entre os tablets, não há como negar que a Samsung roubou a cena com os seus novos Galaxy Tab Pro e Note Pro, com telas de 12,2 polegadas (2560 x 1600 pixels). Os Pro já dizem no nome seus objetivos: desempenho profissional. Contam com um processador quad-core de 2,26 GHz (Snapdragon 800) e 3 GB de RAM.
Na cor branca, Galaxy Tab Pro com tela de 12,2 polegadas na CES 2014  (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Além disso, têm versões com processadores octa-core de 1,9 GHz, mas sem conexão 4G. Trata-se de um hardware impressionante para tablets. Além disso, ambos têm o Android 4.4. A sua única grande diferença é que o Note tem a caneta S-Pen, e o Tab não. De resto, ambos são opções tops no mercado.
Mas isso não assustou a Panasonic, que também voltou boa parte dos esforços na CES para os tablets. Foram dois: o Toughpad FZ-M1, apresentado como o mais leve e fino tablet de sete polegadas do mundo e resistente à poeira e água, e o Toughpad 4K, com tela de LCD de 20 polegadas e uma câmera de 5 megapixels.
FZ-M1, da Panasonic, com Windows 8.1 e proteção reforçada (Foto: Monique Mansur/TechTudo)
Portanto, pode-se concluir algo da CES 2014: os smartphones e tablets ainda parecem ter um longo caminho de evolução no mercado. Empresas já consagradas continuam a desenvolver novos gadgets e outras que ainda não tinham tanto espaço no ramo perceberam a força dele e também tentam abocanhar algo. A briga será boa em 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário