26 de jan. de 2014

[Rumor] Windows 8.1 Update 1 será mais fácil para desligar e aponta para fusão de interfaces

Hands-on: Windows 8.1 Preview.

A Microsoft já prepara uma atualização para o Windows 8.1, lançado em outubro do ano passado. Será o Windows 8.1 Update 1, que não deve trazer mudanças muito profundas mas, de acordo com alguns vazamentos, deve aproximar mais a interface Metro do modo clássico.
Segundo vazamento do russo WZor, uma das novas opções de configuração do Windows 8.1 U1 será a possibilidade de fixar apps baixados na Windows Store na barra de tarefas. Em resumo, isso significa colocar um atalho para o app Metro do Netflix, por exemplo, na barra de tarefas do modo clássico. Assim, será possível abrir o app sem precisar passar pela tela Iniciar:
windows81update1pinmetroapps2
Na imagem acima, a opção “Show Store apps on the taskbar” (mostrar apps da Windows Store na barra de tarefas)
Vale lembrar rumores de que o Windows 9 – que deve sair em 2015 – terá, entre novidades no mundo Metro, a possibilidade de rodar apps em uma janela separada, como programas tradicionais do modo clássico. A possibilidade de fixar atalhos na barra de tarefas já seria um passo nessa direção, e os apps Metro podem, no futuro, funcionar exatamente como softwares tradicionais funciovam em versões anteriores do Windows.
Outra novidade do Windows 8.1 U1 pode estar na forma de desligar (ou reiniciar) o seu computador. Atualmente, essa opção fica um tanto escondida. Para desligar, você precisa abrir a barra de Charms no canto direito da tela, entrar em Configurações e só aí escolher “Desligar”. O Windows 8.1 facilitou um pouco ao colocar a opção “Desligar/sair” em um menu acessível ao clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar, mas ainda assim é muito mais trabalhoso do que poderia ser.
No 8.1 U1, essa opção surge no canto superior da tela Iniciar, ao lado das informações de usuário, próximo também a um novo botão para pesquisa:
31189_original
Aos poucos a Microsoft cede à pressão dos seus usuários tradicionais de desktop e aproxima o Windows das suas versões anteriores. É interessante ver como ela consegue fazer isso ao mesmo tempo que não abandona completamente o mundo Metro idealizado para o Windows 8 – podemos considerar que ela admite que estava errada ao apostar tão alto no Metro, mas não o suficiente para eliminar completamente a sua existência.
O Windows 8.1 U1 deve ser lançado em março como uma atualização via download gratuita, um mês antes da conferência Build, em abril, onde espera-se que a Microsoft apresente oficialmente o Windows 9. [Wzor 12 via The Verge 12]

Nenhum comentário:

Postar um comentário